Emater-MG promove seis cursos on-line durante o evento
Estão abertas as inscrições para as atividades da 14ª Semana de Integração Tecnológica (14ª SIT), que ocorrerá entre os dias 9 e 13 de maio, em Sete Lagoas, Minas Gerais. A SIT é um evento de Transferência de Tecnologia que busca impulsionar o setor agropecuário. A próxima edição recebeu o tema: “Desenvolvimento regional, inclusão socioprodutiva e empreendedorismo”.
A programação diversificada conta com atividades presenciais e virtuais. Serão quatro seminários, seis dias de campo, 28 cursos e 12 palestras. Os cursos abordam assuntos variados, como pecuária, agricultura de precisão, máquinas agrícolas, técnicas de produção orgânica, manejo de irrigação, fabricação de laticínios, propagação de hortaliças e implantação de pomares, dentre outros.
Os seminários terão transmissão on-line com inscrições gratuitas e os seguintes títulos: “Cultivos intercalares antecipados como estratégia para o aumento de produtividade em cultivos de safrinha”, “Empreendedorismo e inovação na agricultura”, “Atividade de cria e recria na bovinocultura”, “Contribuição dos bioinsumos para a sustentabilidade da produção agrícola”.
Haverá dias de campo presenciais sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e sobre bioinsumos, e também um dia de campo virtual sobre tecnologias para cria e recria de bezerros.
Para Fredson Chaves, coordenador da 14ª SIT, “o diálogo e a socialização de conhecimentos e tecnologias beneficiam o setor agropecuário por meio de novas conexões e agendas positivas em busca do desenvolvimento de territórios”.
A programação completa da Semana de Integração Tecnológica pode ser conferida no site https://sitintegracao.com.br/. As inscrições devem ser feitas para cada atividade selecionada pelo participante.
A SIT é uma realização da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Sistema Faemg (Faemg/Senar/INAES/Sindicatos) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
Diversas instituições apoiam a realização da SIT, a fim de integrar os vários setores que compõem o segmento agropecuário regional. Entre elas, a empresa Bioma, a Cooperativa Central dos Produtores Rurais (CCPR), a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento (Faped), a KWS Sementes, a NOOA Brasil e o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL).
Emater-MG na SIT
A Emater-MG irá promover seis cursos durante a 14ª SIT, nas áreas de bovinocultura, fertilização do solo, olericultura e energia solar fotovoltaica. Todos serão em formato virtual e com vagas limitadas.
Cursos da Emater-MG
- Produção e processamento da mandioca de mesa
Dia: 10 de maio
Horário: 8h às 12h
Descrição: Técnicas de produção eficiente de mandioca e o seu processamento pós-colheita, visando a comercialização do produto
- Técnicas de produção orgânica (rochagem)
Dia: 10 de maio
Horário: 13h às 17h
Descrição: Descrição das diferentes técnicas de aplicação de rocha em pó na produção orgânica, para aumentar a atividade biológica e a fertilidade do solo.
- Produção e alimentação do rebanho leiteiro com diferentes tipos de silagem
Dia: 11 de maio
Horário: 8h às 12h
Descrição: Descrição de aspectos relevantes para a produção e ensilagem de diferentes tipos de forragem, e descrição das características destes alimentos para seu fornecimento ao rebanho leiteiro
- Manejo de pragas e doenças em olerícolas
Dia: 12 de maio.
Horário: 13h às 17h
Descrição: Conceitos sobre pragas e doenças, ocorrência, manejo integrado, boas práticas na produção, sistemas de certificados de produção de hortaliças, rastreabilidade de produtos vegetais frescos (IN02)
- Tratamento de dejetos bovinos para uso de biofertilizantes na melhoria de pastagens
Dia: 13 de maio
Horário: 8h às 12h
Descrição: Poluição e contaminação da água e do solo por dejetos bovinos não tratados, uso da esterqueira como forma de manejo de dejetos, fertirrigação com biofertilizantes.
- Energia fotovoltaica
Dia: 13 de maio
Horário: 13h às 17h
Descrição: Fundamentos básicos sobre a geração distribuída da energia solar fotovoltaica. Organização do processo de geração e distribuição no campo e na cidade.
Fonte: Emater-MG


Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.