O Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) desenvolve ações de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no Semiárido brasileiro. Uma das frentes é oferecer Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). No final de 2017, cerca de 60 mil agricultores familiares de 900 municípios da região passaram a receber as ações.
De forma articulada, a Ater com as demais políticas públicas voltadas para o meio rural possibilitam incrementar e fortalecer a estruturação produtiva e as formas de convivência com os biomas do Semiárido.
O PDHC integra dimensões sociopolíticas, ambientais, culturais, econômicas, tecnológicas e também processos participativos de planejamento, gestão e controle social. Assim, estimula-se a segurança alimentar e nutricional, geração de trabalho e melhoria da renda. Resultado: autonomia econômica, social e organizativa das famílias beneficiadas.
O PDHC atualmente é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e surgiu por meio de um acordo de empréstimo firmado entre o Brasil e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).