Evento retomado após 13 anos reúne cerca de 2 mil pessoas em Brasília e marca avanço de políticas para o campo

Brasília – 25/03/2026 – A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) participou, nesta terça-feira (24), da abertura da Etapa Nacional da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (3ª CNDRSS), em Brasília. O evento reúne delegados e delegadas de todo o país e tem como objetivo construir um documento final com propostas que vão nortear a atuação do governo para os povos do campo, das águas e das florestas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente na abertura, destacou os avanços do Governo do Brasil na retomada de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do desenvolvimento rural e à geração de renda no campo. Entre as ações, enfatizou o recorde de operações do Plano Safra da Agricultura Familiar, os investimentos no Programa Florestas Produtivas, o fortalecimento das cooperativas por meio do Coopera Mais e a renegociação de dívidas de mais de 500 mil agricultores familiares por meio do Desenrola Rural.

O presidente Lula ressaltou ainda retomada da política quilombola, com a emissão de 32 títulos e 60 decretos, beneficiando cerca de 10.100 famílias em uma área de 271 mil hectares e assinou novos decretos. Entre eles, o decreto de regulamentação do Programa Garantia-Safra, que passa a incorporar uma estratégia de adaptação climática para a agricultura familiar; nove decretos de interesse social para desapropriação de áreas destinadas a comunidades quilombolas; e outros sete decretos de reforma agrária.

Lula também assinou a entrega do título de domínio do Território Quilombola de Alcântara, no Maranhão, bem como a concessão de 17 títulos para nove territórios quilombolas.

O ministro Paulo Teixeira relembrou a reconstrução do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar como ponto crucial para a retomada de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do campo. Ele elencou os principais eixos que têm norteado as ações do MDA no meio rural, como a sustentabilidade, a agroecologia, os direitos dos povos quilombolas e tradicionais, a soberania alimentar, a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e a economia solidária, entre outros.

Paulo Teixeira enfatizou também a política de reforma agrária no país: “O governo já alcançou 30 mil famílias em novos assentamentos e incorporou 263 mil famílias ao Programa Nacional de Reforma Agrária”.

O ministro destacou ainda a retomada da Conferência, ressaltando que, após um longo período de desmonte de políticas públicas para o campo, o evento reabre canais de escuta e deliberação que haviam sido esvaziados.

O presidente da Anater, Camilo Capiberibe, participou da abertura e destacou que a conferência é um espaço para que os movimentos sociais de todo o Brasil — representando a diversidade de um país continental — possam influenciar e contribuir na construção de políticas de desenvolvimento no âmbito da agricultura, com foco na produção de alimentos saudáveis, na reforma agrária e na inclusão social e produtiva nos próximos anos. “A reabertura da Conferência é um espaço importante para fortalecer a organização popular no campo”, frisou.

Participação da Anater

Além do presidente da Anater, Camilo Capiberibe, participaram da abertura a diretora-executiva da Anater, Loroana Santana; a gerente extraordinária de Reparação do Rio Doce, Adriana Aranha; o diretor administrativo e financeiro, Sérgio Rosa; além de outros diretores, diretoras, gerentes e integrantes da equipe técnica.

A Anater é uma das parceiras da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e participará das mesas de debate ao longo da semana, além de manter um estande durante toda a programação da feira. (Veja aqui a programação completa com painéis temáticos.)

Realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), a 3ª CNDRSS ocorre entre os dias 24 e 27 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

As etapas preparatórias, que antecederam a conferência nacional, contaram com a participação de mais de 40 mil pessoas. O processo resultou em cerca de 1.000 propostas de políticas públicas.

A etapa digital registrou 130 mil acessos, 8 mil votos, elegeu 20 delegadas e delegados nacionais e reuniu cerca de 300 propostas.

Leia a matéria completa no site do MDA.

Fotos por Sizan Esberci/Ascom Anater.