Até o dia 31, atores do serviço público, coletivos de produtores, cooperativas, mulheres rurais, agricultoras/es familiares, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, organizações e associações da sociedade civil são convidadas/os a compartilhar suas experiências
Uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Departamento de Promoção da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e o Centro de Excelência Contra a Fome (WFP), lançou recentemente o Laboratório de Inovação: incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras.
O Laboratório tem como objetivo identificar, selecionar e divulgar experiências bem-sucedidas, inspiradoras e replicáveis, de incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras pela população brasileira, mesmo diante dos desafios apresentados no contexto da pandemia pela doença covid-19.
Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, “as ações voltadas ao aumento do consumo de frutas, legumes e verduras são uma agenda com grande impacto na promoção da saúde, da alimentação saudável e principalmente na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade, o câncer, o diabetes mellitus e as doenças cardiovasculares”, disse.
O Laboratório de Inovação foi lançado durante a abertura da agenda de trabalho do Ano Internacional das Frutas, Legumes e Verduras no Brasil (AIFV 2021), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Neste marco, promoveremos políticas e soluções locais que apoiem a implementação das recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira e tratem dos desafios e oportunidades da produção, do acesso, e principalmente, que promovam o aumento do consumo desses alimentos considerando o contexto de pandemia de covid-19”, disse o ministro.
Protagonismo – Atores do serviço público, coletivos de produtores, cooperativas, mulheres rurais, agricultoras/es familiares, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, organizações e associações da sociedade civil que protagonizam experiências inspiradoras no percurso entre a produção e o consumo de frutas, legumes e verduras, estão convidadas/os a compartilhar suas experiências no Laboratório de Inovação até o dia 31 de agosto.
A consultora nacional da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas não Transmissíveis e Saúde Mental da OPAS/OMS no Brasil, Luisete Bandeira, conta que o Laboratório de Inovação irá sistematizar e divulgar as experiências e desta forma incentivar a troca de conhecimento entre gestores, trabalhadores e outros atores essenciais desta agenda, para além do setor Saúde, no Brasil e em outros países.
“O Laboratório tem essa característica inovadora, de possibilitar o mapeamento de circuitos curtos de produção de alimentos que integram produtor e consumidor, e de identificar iniciativas coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável na Atenção Primária à Saúde”, explica Bandeira.
O Laboratório de Inovação está organizado em dois eixos. O eixo 1 busca experiências que antecedam o consumo dos alimentos, ou seja, façam parte do percurso entre produção, armazenamento, distribuição, processamento e comercialização de frutas, legumes e verduras.
São exemplos: os circuitos curtos que valorizam os alimentos da sociobiodiversidade; o fomento à produção orgânica e de base agroecológica; a oferta de assistência técnica que valorize, recupere e fortaleça práticas alimentares ancestrais; atividades de transição agroecológica; iniciativas que busquem reduzir as perdas e o desperdício de alimentos; atividades de inovação tecnológica no beneficiamento e processamento de alimentos nativos.
Por sua vez, o eixo 2 procura experiências relacionadas ao consumo de frutas, legumes e verduras e da promoção e proteção de ambientes alimentares saudáveis.
Busca, entre outros exemplos, iniciativas coletivas no âmbito da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde; Estratégias criativas que usam tecnologias como Telessaúde e eHealth; Ações que estimulem habilidades culinárias, produção para autoconsumo, valorização de alimentos regionais; iniciativas de educação alimentar e nutricional e/ou de incentivo à agricultura urbana em ambientes institucionais, como escolas, serviços de assistência social e de saúde, entidades prisionais etc.
As experiências cadastradas serão fundamentais para subsidiar a elaboração de um conjunto de recomendações para políticas setoriais e intersetoriais. Poderão receber um certificado de reconhecimento, ser divulgadas em uma publicação e as /os protagonistas poderão ser convidadas/dos a compartilhar seus relatos durante Congresso Internacional sobre o tema, em outubro.
A ficha de inscrição e o edital com todas as informações necessárias para o cadastro de iniciativas estão disponíveis no endereço eletrônico bit.ly/LaboratórioFLV.

Diálogos Regionais – Para ampliar a reflexão e lançar luzes às experiências que fortalecem a produção, o abastecimento e o consumo de frutas, legumes e verduras no país, o Ministério de Saúde e as agências da ONU parceiras irão realizar, entre 24 de agosto e 14 de setembro, uma série de Diálogos Regionais.
A programação online começa com a região Sudeste, no dia 24; e Sul, no dia 27. Em setembro será a vez da região Nordeste, no dia 2; Centro-Oeste, no dia 03; e Norte, no dia 14. Sempre às 15h, exceto o encontro com a região Norte, que será às 16h (horário de Brasília).
O acesso aos Diálogos Regionais é livre, mediante inscrição simples e rápida, neste link: https://cutt.ly/oQObdsi.
Fonte: Assessoria de comunicação para o Laboratório de Inovação: Incentivo à produção, à disponibilidade, ao acesso e ao consumo de frutas, legumes e verduras


Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.