Em cerimônia realizada em Manaus (AM), foi assinado o contrato entre o BNDES e a Anater, que dará início ao principal projeto do Programa União com Municípios, com investimento de R$ 150 milhões do Fundo Amazônia, em cooperação com o MMA, o MDA e o Incra.
A iniciativa beneficiará 48 municípios prioritários da Amazônia Legal, em seis estados: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, atendendo 7.300 famílias agricultoras já neste primeiro ciclo.
Com este projeto, milhares de agricultores familiares terão seus imóveis regularizados do ponto de vista fundiário e ambiental, além de acesso à assistência técnica e extensão rural, crédito, melhorias produtivas e ações de prevenção, controle e redução do desmatamento e da degradação florestal.
Também foi firmado contrato entre o BNDES e o Memorial Chico Mendes, para execução do projeto Sanear Amazônia, que implantará tecnologias sociais de acesso à água de qualidade em comunidades tradicionais. Além disso, foram lançados três novos editais do programa Restaura Amazônia, voltados para Unidades de Conservação no Arco do Desmatamento.
O evento reuniu autoridades e parceiros estratégicos, como MMA, MDA, Incra, PNUD, Funbio, Semas/PA, IPAAM, além de prefeitos e parlamentares da região.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também esteve presente, reforçando o compromisso do Governo do Brasil com a preservação da Amazônia, a agricultura familiar e o fortalecimento das comunidades locais.
Esta é mais uma oportunidade de transformar a vida de milhares de famílias, impulsionar a produção sustentável e contribuir de forma concreta para a redução do desmatamento e a proteção do maior patrimônio natural do mundo: a Amazônia.