A Transferência de Tecnologia (TT) é um componente do processo de inovação, no qual diferentes estratégias de comunicação e interação são utilizadas por grupos de atores com o objetivo de dinamizar arranjos produtivos, mercadológicos e institucionais por meio do uso de soluções tecnológicas.
Dentre suas competências previstas na legislação, a Anater deve implementar programas de Ater com vistas à inovação tecnológica; promover a integração do sistema de pesquisa agropecuária e do sistema de ater, fomentando a geração de novas tecnologias; apoiar a utilização de tecnologias sociais e saberes tradicionais; e envidar esforços para universalizar a Ater.
Para garantir o cumprimento, a legislação prevê que diretor executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que detiver atribuição para atuar na área de TT também integrará a Direx da Anater, com atribuição análoga.
TT – Convênio n° 001/2018
Anater e Embrapa, celebraram o Convênio n° 001/2018, que objetiva incentivar a adoção dos princípios de Boas Práticas Agrícolas (BPA) por meio da socialização de tecnologias, técnicas, produtos, processos e serviços associados aos sistemas integrados de produção agropecuária no estado de Minas Gerais. A iniciativa, conhecida como Embrapa Milho e Sorgo, trata de TT com a execução do projeto “Socialização do Conhecimento em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária nos Vales do Médio Jequitinhonha, Baixo Jequitinhonha e Alto Rio Pardo”.