O Programa Prospera Semiárido ou Plano AgroNordeste foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2019, para impulsionar, por meio da integração de ações e políticas públicas, o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Com o apoio do Banco do Nordeste, conjuga ações que visam o fortalecimento das cadeias produtivas, ampliando o potencial de sucesso dos agricultores familiares da zona semiárida.

No âmbito do Plano, um dos projetos é desenvolvido por meio do Convênio n° 001/2019, celebrado entre a Anater e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A iniciativa apoia pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

Cadeias produtivas diversas são assessoradas, entre elas: bovinocultura e caprinovinocultura (corte e leite), apicultura, avicultura, fruticultura, suinocultura, olericultura, piscicultura, carcinicultura, cafeicultura, sisalicultura, floricultura, agricultura anual (feijão e milho) e cana-de-açúcar.

Trata-se da execução, em regime de mútua colaboração, para realização do Programa Prospera Agropecuária Semiárido – Assistência Técnica e Gerencial, que tem como principal objetivo contribuir na promoção e consolidação do desenvolvimento local na região Nordeste, e em  especial, a do Semiárido, e visa atender 18 mil estabelecimentos rurais em 10 Estados do semiárido brasileiro (AL, BA, CE, MA, PB, PI, PE, RN, SE, MG).