Os 10 anos da Instituição da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER) foram comemorados em Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, dia 27 de Maio.
A data celebra a assinatura do Decreto 8.252, de 26 de Maio de 2014, pela presidenta Dilma Rousseff, quando “institui o serviço social autônomo denominado Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural”.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, secretários e diretores do MDA, a Diretoria Executiva e os colaboradores da ANATER, representantes dos agricultores e agricultoras que recebem ATER, entidades parceiras da ANATER, movimentos sociais do campo, organizações da agricultura, da EMBRAPA e de organismos internacionais participaram da Sessão Solene.
Financiamento – Teixeira destacou a importância do serviço público prestado pela ANATER. “Não há agricultura que possa ser bem sucedida sem assistência técnica e extensão rural. Por isso, da mesma maneira que esse País universalizou a educação, universalizou a saúde, esse País tem o desafio de universalizar a assistência técnica e extensão rural”. E afirmou o compromisso deste governo, junto com o Congresso, de estabelecer em lei as fontes para o financiamento da assistência técnica e extensão rural pública, nos moldes de outros serviços públicos: “Nós precisamos equacionar o financiamento da assistência técnica e extensão rural no Brasil. Por isso nós nos debruçaremos para apresentar a esta casa de Leis um novo fundo de financiamento para buscar a universalização da assistência técnica e extensão rural neste País e aparelhar a assistência técnica e extensão rural nos estados”. Uma minuta do fundo está em discussão no governo, parlamento, entidades públicas, movimentos sociais da agricultura familiar e profissionais de ATER. “Parabéns à ANATER pelos seus 10 anos e que venham mais 90 anos para que a gente ver esse País tão feliz e o povo de barriga cheia”.
Compromisso – Jefferson Coriteac, presidente da ANATER, afirmou que a data serve para “renovar o compromisso de tornar a ATER Pública mais forte, democrática, inclusiva, inovadora, eficiente; com uma prestação de serviço à agricultura familiar que faça a História”. Ressaltou a origem da Agência como demanda dos movimentos sociais, fomentada pelos profissionais da ATER pública, empresas estaduais de ATER e Governo Federal para ser uma das forças da agricultura familiar para produzir alimentos saudáveis a quem vive no campo e nas cidades; para gerar renda às famílias e às economias locais; para levar a inovação tecnológica e as tecnologias sociais” e que a missão central é levar “o serviço de ATER para o aumento da renda, melhora da qualidade de vida, dinamizar as economias locais e territoriais através das famílias atendidas”.
“Recebemos do presidente Lula e do ministro Paulo Teixeira a missão de reconstruir a ANATER e fortalecer a ATER Pública. E esse compromisso, senhor ministro, estamos conseguindo, com o corpo diretivo, com sua ajuda e seu compromisso, e todos os nossos colaboradores e colaboradoras”.
Homenagem – Oito colaboradores que trabalham na Agência desde os anos de 2016 e 2017 foram homenageados pela sua contribuição à estruturação da ANATER e da ATER Pública.