Conhecer a experiência da Escola Técnica Família Agrícola A Partilha (ETFA), de Pojuca, na Bahia, no Assentamento do Incra Ana Rosa, para elaborar um programa de atuação da ANATER na formação dos estudantes rurais.
Este é o objetivo da visita que o presidente da ANATER Jefferson Coriteac fez à instituição, dia 13, onde foi recebido pelo presidente da Fundação Franco Gilberti, Giorgio Giuseppe Vaccari, e pela Gestora da ETFA, Luseni Rodrigues Vaccari, professores, funcionários e alunos.
A mantenedora da EFTA, Fundação Franco Gilberti, é uma entidade jurídica beneficente, com fins sociais e educacionais. Atua na defesa, proteção e promoção de assistência social em favor de recém-nascidos, crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
A escola nasceu da troca de experiências com escolas agrícolas da Bahia que integram a AECOFABA, a associação que une várias Escolas Família Agrícola (EFAs) baianas. Lá, os alunos intercalam uma semana de educação formal e de técnicas agropecuárias e uma semana no convívio familiar onde aplicam os conhecimentos e contribuem na produção.
Neste ano, a EFTA forma a primeira turma de alunos. O presidente Jefferson foi convidado para ser o paraninfo.
“Essa formação de jovens para atuarem no campo, além de formar profissionais qualificados, contribui para fixar os jovens na área rural, levando ao campo as tecnologias disponíveis, melhorando a produção, gerando renda direta e promovendo a qualidade de vida”, afirma o presidente.