Segundo o rnaking Taste Atlas, os queijos Minas e canastra aparecem em 95º e 13º, respectivamente, entre os melhores

Enquanto a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) abriu as inscrições para seu 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, nessa segunda (17/10), o site Taste Atlas, criado pela empresa indiana Citrus Bug, atualizou sua lista dos 100 melhores queijos do mundo.

De acordo com o ranking, atualizado em 26 de setembro deste ano, Minas aparece duas vezes na lista dos melhores queijos: em 95º lugar com o Queijo Minas e em 13º com o famoso queijo canastra.

Vale lembrar que o estado é famoso por sua indústria queijeira, com 10 regiões caracterizadas pela produção artesanal do laticínio: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro.

 
Queijo Minas


No Taste Atlas, o Queijo Minas é citado como sendo um produto artesanal elaborado com leite de vaca cru. Sua principal característica é a textura macia, esponjosa e úmida. “O sabor do queijo Minas é suave e levemente salgado, dependendo da maturação e da região de produção”, informa o site.

Esse tipo de queijo é normalmente indicado na preparação de sanduíches, panquecas e doces (como o Romeu e Julieta, acompanhado de goiabada). Ele também vai bem em tábua de frios, com saladas e outros vegetais cozidos.

Queijo Canastra

 
O queijo brasileiro mais bem colocado da lista, o canastra, também é fabricado com leite de vaca cru. Ele é originário da região da Serra da Canastra em Minas Gerais. “O queijo cilíndrico é semi-duro ou ligeiramente mais macio, e seu sabor é levemente ácido e picante”, descreve o Taste Atlas.

Normalmente, o queijo do tipo canastra amadurece por 21 dias, mas alguns produtores costumam deixar mais tempo, chegando a até 40 dias. Esse queijo curado apresenta sabor parecido com o grana padano da Itália, que é um “irmão” do tradicional parmesão e considerado o quinto melhor do mundo.

O site lembra que o canastra, no passado, era produzido em ocasiões especiais, como visitas da realeza e de capitães.

Veja os 10 primeiros colocados do ranking dos 100 melhores queijos do mundo, segundo o Taste Atlas:

  1. Parmigiano Reggiano, de Parma, na Itália
  2. Stracchino di Crescenza, da Lombardia, na Itália
  3. Gołka, de Voivodia da Silésia, na Polônia
  4. Burrata, de Apúlia, na Itália
  5. Grana Padano, da Lombardia, na Itália
  6. Mozzarella di Bufala Campana, de Campânia, na Itália
  7. Sirene, da Bulgária
  8. Provola, de Campânia, na Itália
  9. Queijo Serra da Estrela, de Serra da Estrela, na Itália
  10. Pecorino Sardo, de Sardenha, na Itália

Fonte: Portal Trendsbr. Foto: Agência Minas