Segundo o rnaking Taste Atlas, os queijos Minas e canastra aparecem em 95º e 13º, respectivamente, entre os melhores
Enquanto a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) abriu as inscrições para seu 15º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, nessa segunda (17/10), o site Taste Atlas, criado pela empresa indiana Citrus Bug, atualizou sua lista dos 100 melhores queijos do mundo.
De acordo com o ranking, atualizado em 26 de setembro deste ano, Minas aparece duas vezes na lista dos melhores queijos: em 95º lugar com o Queijo Minas e em 13º com o famoso queijo canastra.
Vale lembrar que o estado é famoso por sua indústria queijeira, com 10 regiões caracterizadas pela produção artesanal do laticínio: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro e Triângulo Mineiro.
Queijo Minas
No Taste Atlas, o Queijo Minas é citado como sendo um produto artesanal elaborado com leite de vaca cru. Sua principal característica é a textura macia, esponjosa e úmida. “O sabor do queijo Minas é suave e levemente salgado, dependendo da maturação e da região de produção”, informa o site.
Esse tipo de queijo é normalmente indicado na preparação de sanduíches, panquecas e doces (como o Romeu e Julieta, acompanhado de goiabada). Ele também vai bem em tábua de frios, com saladas e outros vegetais cozidos.
Queijo Canastra
O queijo brasileiro mais bem colocado da lista, o canastra, também é fabricado com leite de vaca cru. Ele é originário da região da Serra da Canastra em Minas Gerais. “O queijo cilíndrico é semi-duro ou ligeiramente mais macio, e seu sabor é levemente ácido e picante”, descreve o Taste Atlas.
Normalmente, o queijo do tipo canastra amadurece por 21 dias, mas alguns produtores costumam deixar mais tempo, chegando a até 40 dias. Esse queijo curado apresenta sabor parecido com o grana padano da Itália, que é um “irmão” do tradicional parmesão e considerado o quinto melhor do mundo.
O site lembra que o canastra, no passado, era produzido em ocasiões especiais, como visitas da realeza e de capitães.
Veja os 10 primeiros colocados do ranking dos 100 melhores queijos do mundo, segundo o Taste Atlas:
- Parmigiano Reggiano, de Parma, na Itália
- Stracchino di Crescenza, da Lombardia, na Itália
- Gołka, de Voivodia da Silésia, na Polônia
- Burrata, de Apúlia, na Itália
- Grana Padano, da Lombardia, na Itália
- Mozzarella di Bufala Campana, de Campânia, na Itália
- Sirene, da Bulgária
- Provola, de Campânia, na Itália
- Queijo Serra da Estrela, de Serra da Estrela, na Itália
- Pecorino Sardo, de Sardenha, na Itália
Fonte: Portal Trendsbr. Foto: Agência Minas