A realização do evento Roda de Negócios com Produtores da Agricultura Familiar representou novas oportunidades para os beneficiários do Programa Ater Mais Gestão na Bahia, lotes 19 e 20 respectivamente. Os participantes contaram com palestras sobre políticas públicas e comercialização, fortalecendo a troca de experiências entre os empreendimentos com empresários do setor.

Realizada pela Associação Humana Povo para Povo Brasil (Humana Brasil), que atua em 10 estados, a programação teve o objetivo de ampliar o conhecimento dos agricultores e oferecer espaço para visibilidade dos seus produtos no mercado como formas de alavancar o rendimento.

A Roda de Negócios, promovida em Salvador, na última quarta-feira (25), contou com a participação de diversos parceiros do ramo como: a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Mega Pack, o Centro Público de Economia Solidária (Cesol), o Porã Orgânicos e a Quitanda do Baianinho.

O beneficiário do Ater Mais Gestão, produtor da Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Central (AAPIMEEC), Vilson Alves, explicou que o programa possibilita desenvolvimento e os resultados são notáveis mesmo com as dificuldades.

“Devido à pandemia, achamos que íamos parar com a nossa produção no campo. Graças a Deus, continuamos com o Mais Gestão e hoje temos oportunidades para seguir em frente. Essa parceria firmamos com alegria”.

O evento também promoveu uma live com a chef de cozinha e um espaço para os empreendimentos comercializarem os seus produtos da agricultura familiar. Foram comercializados: aipim chips, biscoitos, derivados da mandioca, doces, artesanatos e flores. A riqueza de diversidade e a credibilidade pelos rótulos e embalagens adequados, chamaram atenção de quem passou pelo local.

O Programa Ater Mais Gestão é executado pela parceria firmada com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), sob governança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Programa Ater Mais Gestão

O Programa Ater Mais Gestão oferece assistência técnica específica para organizações da agricultura familiar (associações, cooperativas e centrais), com base em ferramentas de apoio à tomada de decisão. Visa o aprimoramento das diferentes áreas funcionais de um empreendimento: governança, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial, gestão de projetos produtivos, gestão socioambiental e conformidade.

Sua metodologia é composta por atividades que vão desde a adesão das organizações, passa pelo diagnóstico, elaboração participativa do plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados. O programa é uma estratégia do governo federal baseado nos princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater).

Os principais objetivos são:

– Tornar os empreendimentos mais eficientes e participantes nos mercados disponíveis, especialmente o institucional;

– Qualificar a organização interna e o planejamento estratégico para o quadro social;

– Promover melhoras nos processo internos de gestão que envolvam planejamento, execução de metas, controles, monitoramento e avaliação – necessários para qualquer empreendimento.

Assim, fomenta-se a formação de novos empreendimentos da agricultura familiar com o fortalecimento de competências gerenciais, promovendo sustentabilidade no setor. Para participar, os empreendimentos devem ser compostos por agricultores familiares, com no mínimo 20 associados, e possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Jurídica).

Fonte: com informações da Associação Humana Brasil

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.