ANATER E EMATERCE PROMOVEM CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DE ATER

10/09/2019

O curso conta com a participação agentes bolsistas da Ematerce, entre veterinários, engenheiros agrônomos e tecnólogos, que irão atuar no projeto D. Helder Câmara

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce) iniciaram nesta segunda-feira (06), curso de formação para agentes de Ater que irão atuar no projeto D. Helder Câmara no estado cearense. 

O curso, que se estende até a próxima sexta-feira (06), é realizado no Centro de Ensinamento e Treinamento em Extensão Rural (Cetrex) e conta com a participação de 43 agentes bolsistas da Ematerce, entre veterinários, engenheiros agrônomos e tecnólogos.

Na abertura, Antônio Amorim, presidente da Ematerce, explicou que o projeto passou por uma repactuação com Anater visando garantir os recursos para as ações. “A reunião com a diretoria da Anater, que aconteceu em agosto último, em Brasília/DF, foi decisiva para alinhar a realocação dos investimentos, não só para o projeto D. Helder Câmara, mas também para o Programa Ater Mais Gestão, e não teremos prejuízo de continuidade”, salientou Amorim.

De acordo com o presidente, esta é a primeira capacitação realizada integralmente por técnicos da Ematerce. “O curso é resultado da articulação feita com a Anater, visando a redução de custos e otimização dos conhecimentos entre os técnicos da Ematerce, que já podem replicar a estratégia e todo o planejamento do projeto”, explica.

FORMAÇÃO COMPARTILHADA
O presidente da Anater, Ademar Silva Jr, explica que durante a repactuação das metas dos projetos, um dos acordos estabelecidos foi de compartilhamento da capacitação de novos agentes de Ater, em caso de necessidade, com a entidade executora. “Temos mais de 5000 agentes de Ater formados pela Anater em todo o País, com experiência e conhecimento, que podem ser potenciais multiplicadores, inclusive com o diferencial da vivência local, conhecendo as especificidades da região onde atuam.  Muito além da economia de recursos, esse compartilhamento vai promover a valorização do técnico e maior envolvimento das equipes”, avalia.

Para viabilizar as capacitações, a Anater disponibiliza a programação e o conteúdo a ser abordado, materiais e orientações. Os cursos têm duração de 40 horas, e além das aulas presenciais, são realizadas aulas a distância para treinamento do preenchimento do sistema, o SGA, e tutoriais em vídeo como aulas de apoio, visando facilitar a compreensão e conferir maior qualidade nas execuções das atividades e no preenchimento dos formulários no sistema.

No curso da Ematerce, a coordenação conta com a participação de Bia Mota, Antônio Vieira Júnior e José Leitão Filho, do Núcleo de Gestão de Pessoas (Nugepe); Tarciso Pinto, gerente de Programas e Projetos Especiais; a psicóloga Fernanda Aquino, e o assessor estadual Marcondes Oliveira. 

O PROJETO 
Realizado pelo Governo Federal em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o projeto D. Helder Câmara tem como objetivo contribuir para a melhoria sustentável das condições sociais e econômicas das famílias que vivem em condição de pobreza ou extrema pobreza no Semiárido. A Anater é parceira na execução do projeto e coordena as ações do eixo assistência técnica e extensão rural.

Em sua segunda fase, o projeto   está beneficiando agricultores dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (Nordeste), Minas Gerais e Espírito Santo (Sudeste).

No Ceará, as ações do projeto D. Helder Câmara integram 85 municípios cearenses, beneficiando 5.641 mil famílias, entre agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária, que recebem serviços de assistência técnica e extensão rural, fomento produtivo (individual e coletivo) e fomento para alimentação animal.

Com informações da Ematerce.

Jerúsia Arruda
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (61) 3521-5801 / (61) 99690-7775 - ascom@anater.org
Facebook: www.facebook.com/anater.org
Twitter: https://twitter.com/Anaterorg
Instagram: www.instagram.com/anaterorg

 

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade