Anater apresenta balanço das ações realizadas em 2018

19/12/2018

Em reunião do Conselho de Administração, o presidente da Anater apresentou os resultados alcançados e destacou os importantes avanços registrados pela agência no ano que se encerra

O Conselho de Administração da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) reuniu-se nesta quarta-feira (19), em Brasília, quando foram apresentados os avanços registrados pela agência em 2018.

O presidente Valmisoney Moreira Jardim explicou que apesar da redução de cerca de 28% dos recursos previstos inicialmente, a Anater conseguiu avançar em sua missão de viabilizar e qualificar o serviço de Ater em todo território nacional, alcançando relevantes resultados, inclusive cumprindo e superando todas as metas do Contrato de Gestão. “O ano de 2018 foi muito profícuo e registramos importantes avanços, especialmente na forma como estão sendo firmadas as parcerias com entidades públicas prestadoras de Ater, de forma desburocratizada, mas com toda segurança jurídica e em observação ao que preconiza os órgãos de controle”. 

Segundo o presidente, a Anater já está presente em 1.548 municípios de 21 unidades da Federação, integrando 11.438 extensionistas rurais. “Com vários projetos em execução, neste ano, a Anater prestou assistência técnica a 84.567 famílias de agricultores, 6.500 famílias de povos e comunidades tradicionais, 1.294 empreendimentos da agricultura familiar, através do programa ATER Mais Gestão, e formou 4.630 agentes e 334 gestores de Ater”, elenca. 

Conforme relatório apresentado pelo presidente da Anater, 312 empresas já estão credenciadas no Sistema de Gestão de Ater (SGA), aptas a participar das chamadas públicas para contratação de serviços de Ater. A Anater também firmou 27 Instrumentos Específicos de Parceria com empresas públicas prestadoras de Ater (as Emateres) e 77 contratos, através de Chamadas Públicas. O presidente informou, ainda, que neste ano já foram instaladas 14 Unidades de Referência Tecnológica (URT), antecipando a execução a meta de 2019, que prevê a instalação de 300 URTs.

Outro resultado da Anater elencado pelo presidente foi a definição dos instrumentos de gestão que possibilitaram mais agilidade na contratação de serviços Ater. “Uma doas grandes conquistas são as Chamadas Públicas, que estão sendo realizadas de forma totalmente informatizada, com sistema auditável, possibilitando mais agilidade, transparência, lisura, segurança e celeridade aos processos”, completa.

O presidente informa ainda que a Anater lançou um aplicativo gratuito do Sistema de Gestão de Ater, o SGA Mobile, disponível no sistema Android, facilitando sobremaneira o trabalho dos técnicos no campo e qualificando a gestão das informações, que podem ser transferidas para o sistema em tempo real.
Segundo o presidente, neste ano, a Anater realizou a Primeira Semana Nacional do Extensionista. “É um evento que a Anater irá realizar anualmente com objetivo de ampliar o debate sobre os desafios da Extensão Rural e promover a integração do Sistema Nacional de Ater”.

A Anater também outorgou, neste ano, a da Medalha Ordem do Mérito Ater, em reconhecimento ao trabalho dos extensionistas rurais que atuam nos projetos realizados pela agência, em parceria com as entidades prestadoras de Ater, e a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da Extensão Rural no Brasil”. 

Ao encerrar a reunião, o presidente do Conselho de Administração da Anater, Jefferson Coriteac, titular da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), informou que a Sead está tramitando a assinatura do Segundo Aditivo ao Contrato de Gestão e destacou a importância dos avanços apesentados.  “É uma honra fazer parte desse Conselho e ajudar a construir a história da Anater, cuja ação é tão salutar para a Agricultura Familiar. Também me sinto honrado por liderar a equipe da Sead, cujo trabalho foi de extrema relevância para o alcance desses resultados. Agradeço a toda a equipe técnica da Sead e da Anater pela dedicação e comprometimento, e aos conselheiros pela disponibilidade”, concluiu.

Jerúsia Arruda
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (61) 2020-0905 / 99241-3607 - ascom@anater.org
Facebook: www.facebook.com/anater.org
Twitter: https://twitter.com/Anaterorg
Instagram: www.instagram.com/anaterorg

 

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade