Extensionistas rurais se preparam para atuar no Programa Ater Mais Gestão

18/12/2018

Realizado pela Anater, em parceria com ao Instituto Desenvolver, o curso conta com a participação de agentes de Ater de empreendimentos da agricultura familiar de Goiás e Minas Gerais

No período de 17 a 21 de dezembro de 2018, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) promove em Brasília/DF um curso de qualificação para extensionistas rurais que integram empreendimentos da agricultura familiar de Goiás e Minas Gerais, para atuar nas ações do programa Ater Mais Gestão, que está sendo realizado nos dois estados em parceria com o Instituto Desenvolver. 

O curso conta com a participação de 45 técnicos de 27 empreendimentos goianos e 22 empreendimentos mineiros.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, explica que o programa Ater Mais Gestão foi viabilizado pelo Contrato de Gestão firmado entre a Anater e a União, através da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), para prestar assistência técnica específica para organizações da agricultura familiar. “O Mais Gestão está possibilitando a oferta de assistência técnica a organizações de agricultores familiares, como cooperativas e associações, adaptadas às condições e características econômicas, produtivas e sociais. O objetivo é tornar os empreendimentos mais eficientes e participantes nos mercados disponíveis, especialmente o institucional, e promover melhoria nos processos internos de gestão que envolvam planejamento, execução de metas, controles, monitoramento e avaliação, necessários a qualquer empreendimento”, explica. 

Segundo o presidente, o programa Ater Mais Gestão é baseado em ferramentas de apoio à tomada de decisão, visando o aprimoramento das diferentes áreas funcionais das organizações, como governança, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial, gestão de projetos produtivos, gestão socioambiental e conformidade.  “O programa possui uma metodologia que inclui atividades que vão da adesão dos empreendimentos, passando pelo diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos, até a avaliação dos resultados, tendo como base os princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Ater (Pnater)”.

APOIO À GESTÃO
Atualmente, o Brasil possui cerca de 6.500 empreendimentos habilitados com Declaração de Aptidão ao Pronaf Jurídica (DAP Jurídica). Destes, 1.294 estão integrados ao Projeto Ater Mais Gestão, nos estados do Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Paraná, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, o que corresponde a cerca de 20% do total de empreendimentos.

Essa pujança está intrinsecamente relacionada com as políticas de aquisição de alimentos, como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que estimulam a formação de novos empreendimentos coletivos na agricultura familiar.

É por meio das organizações coletivas que os agricultores adquirem uma série de vantagens competitivas, dentre as quais podemos destacar a agregação de valor aos produtos através de processos agroindustriais, registros, marcas, embalagens e uniformização; partilha ou redução de custos operacionais pela racionalização de investimentos e otimização do uso de bens e serviços; representatividade e governança comercial, controle administrativo, redução da superveniência aos intermediários, entre outras.

Por outro lado, a administração de uma cooperativa ou associação exige um esforço adicional de tempo e conhecimento, significando acréscimo de responsabilidades com a gerência e manutenção das próprias atividades produtivas na unidade familiar e da sua organização social. Essa situação de dupla jornada tende a elevar a dedicação para assuntos exclusivamente do empreendimento coletivo. É neste contexto que se insere a metodologia Ater Mais Gestão, que visa ampliar as competências gerenciais, promovendo maior condição de sustentabilidade aos empreendimentos.


Jerúsia Arruda
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (61) 2020-0905 / 99241-3607 - ascom@anater.org
Facebook: www.facebook.com/anater.org
Twitter: https://twitter.com/Anaterorg
Instagram: www.instagram.com/anaterorg

 

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade