Anater comemora os 70 anos da Emater-MG com nova parceria

07/12/2018

Nas comemorações dos 70 anos da primeira empresa de Ater do Brasil, a Anater firma parceria para atendimento a 1.000 famílias de 46 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, voltada para a pecuária leiteira

O dia seis de dezembro é dedicado à Extensão Rural do Brasil. Nesta mesma data, em 1948, foi fundada a Emater de Minas Gerais, a primeira experiência extensionista do país - experiência esta que já vinha dando os primeiros passos desde 1930, também no estado mineiro, com a realização da Primeira Semana do Fazendeiro. 

Sete décadas depois, o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) está presente em 5.359 municípios brasileiros e, de acordo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), agricultores familiares que recebem assistência técnica de maneira regular têm a rentabilidade até quatro vezes maior do que aquele agricultor que não recebe o suporte. 

Presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Valmisoney Moreira Jardim destaca que além de levar informação e orientação técnica ao produtor, o serviço de Ater alarga as perspectivas ambientais, sociais, educacionais e organizacionais, contribuindo de forma direta para que a agricultura familiar alcance resultados em potencial. “O trabalho do extensionista rural alia ação técnica e políticas públicas, integra os investimentos públicos e os faz chegar ao campo, mobilizando as lideranças e as comunidades beneficiadas”.

De acordo com o Sistema Informatizado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Siater), existem cerca de 1,3 mil entidades credenciadas no Brasil, totalizando aproximadamente 20 mil extensionistas. Segundo dados da Associação Brasileira de Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), são quase seis mil escritórios regionais administrados pelas Emateres, nas 27 unidades da Federação.

UMA DATA PARA SER COMEMORADA
Para comemorar o Dia Nacional da Extensão Rural, a Emater-MG promoveu uma cerimônia especial em sua sede, em Belo Horizonte. A solenidade foi marcada por homenagens a funcionários e parceiros da empresa, premiação dos melhores projetos e ações desenvolvidos nos escritórios locais, e também foi um momento de reflexão sobre a importância e desafios do serviço de Ater. 

“Desde a sua fundação, em 1948, a Emater-MG sempre foi protagonista na missão de levar novas tecnologias ao meio rural. Esse trabalho que ela vem exercendo com maestria é, sem dúvida, um dos fatores que coloca o setor agropecuário mineiro em destaque”, afirmou o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Amarildo Kalil.

Durante a solenidade de comemoração dos 70 anos, também foi firmado um novo instrumento de parceria entre a Emater-MG e Anater, que prevê atendimento a 1.000 famílias de 46 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, voltado para a pecuária leiteira, com destaque para manejo do rebanho, boas práticas, gestão da propriedade e comercialização. O valor total investido será cerca de R$ 3 milhões e a parceria vai até dezembro de 2020. “É finalidade da Anater cuidar da Extensão Rural brasileira, por isso temos firmado parceria com a entidades de Ater, visando fortalecer ainda mais o trabalho que elas realizam, contribuindo para a qualificação da produção da agricultura familiar no país. Aqui destaco os projetos que estamos realizando em parceria com a Emater-MG, cujo trabalho é referência nacional”, ressalta o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim. 

PARCERIA DA ANATER COM A EMATER-MG
Realizados em parceria entre a Anater e a Emater-MG, os projetos Piloto e D. Helder Câmara integram 3.795 famílias de agricultores de 158 municípios, em sua maioria, na região de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Também está sendo realizado, em parceria com a Emater-MG, o projeto de fortalecimento da Ater nos perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba, integrando 800 agricultores familiares, sendo 600 no Jaíba e 200 no Gorutuba. 

A parceria entre a Anater e a Emater-MG também vai beneficiar 300 produtores de queijo cabacinha e 300 produtores de agroecologia, em diferentes regiões do estado. Em todos os projetos, as famílias beneficiadas receberão acompanhamento técnico até 2020. Para executar as ações, os extensionistas da Emater-MG passaram por cursos de formação, se qualificando para levar ao campo a proposta da Anater, que possui um viés no desenvolvimento comunitário sustentável, visando gerar conhecimento dentro da própria comunidade. 

CHAMADAS PÚBLICAS
Minas Gerais também está contemplada nas chamadas públicas que estão sendo realizadas pela Anater, para contratação de entidade para execução de serviços de Ater. A chamada pública no âmbito do projeto D. Helder Câmara integra 82 municípios mineiros beneficiado 4.565 famílias de agricultores em situação de pobreza rural, sendo que 1.025 destas famílias também recebem recurso do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

No âmbito do Programa Nacional de Crédito Fundiário, a chamada pública integra 450 famílias de agricultores, visando a promoção da agricultura familiar sustentável.

O estado mineiro também está inserido na chamada pública no âmbito do programa Mais Gestão, integrando 69 empreendimentos da Agricultura Familiar, que recebem acompanhamento técnico visando o aprimoramento gerencial e sua inserção no mercado. 

Segundo o presidente da Emater-MG, Glenio Martins, a Ater leva as tecnologias desenvolvidas para aumento de produção e produtividade, sendo fundamental para os avanços conquistados na agropecuária brasileira. “As profundas mudanças políticas, econômicas, sociais, ambientais e tecnológicas impõem diversos desafios e oportunidades ao serviço de Ater e é preciso implementar novos modelos de atuação ainda mais participativos, onde os produtores rurais e as comunidades sejam cada vez mais protagonistas na construção das políticas públicas e ações”, conclui.

Jerúsia Arruda
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (61) 2020-0905 / 99241-3607 - ascom@anater.org
Facebook: www.facebook.com/anater.org
Twitter: https://twitter.com/Anaterorg
Instagram: www.instagram.com/anaterorg

 

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade