MORRO DA FUMAA: ATRAVS DO CONHECIMENTO, JOVENS BUSCAM A PERMANNCIA NO CAMPO

29/10/2018

As plantações de fumo sempre foram o principal foco da família Klima. Porém, na busca por ampliar o leque de cultivos, Claudionir e a esposa buscaram o curso do Projeto Ação Jovem, da Epagri, com apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). No curso, o casal aprendeu sobre horticultura, pecuária leiteira, cultivo do arroz e agroindústria.

Claudionir Novack Klima cresceu em meio às lavouras cultivadas pelos pais, que o ajudou a despertar o amor pela roça. A paixão foi repassada mais recentemente à esposa Suelen Resende de Souza Klima, que decidiu trocar o centro da cidade e o emprego de secretária pelo interior.

Natural de Içara, mas morando em Morro da Fumaça há 12 anos, as plantações de fumo sempre foram o principal foco da família Klima. Porém, na busca por ampliar o leque de cultivos, Claudionir e a esposa buscaram o curso do Projeto Ação Jovem, da Epagri, com apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). No curso, o casal aprendeu sobre horticultura, pecuária leiteira, cultivo do arroz e agroindústria.

Formados no início de outubro, a intenção de Claudionir e Suelen é agora ampliar e melhorar a produção da propriedade localizada em Linha Barracão, onde hoje são cultivados 80 mil pés de fumo. “Aprendemos muitas coisas, entre elas o manejo correto da terra, sobre orgânicos, verduras”, fala Claudionir.

Entre os ensinamentos que mais chamaram atenção do casal está o cultivo do aipim e de ovos caipiras, mas a decisão sobre quais serão iniciadas ainda não foi tomada, o certo é que eles pretendem cariar a produção e ir eliminando o fumo aos poucos. “Vamos continuar com o fumo e quando tiver uma boa renda vamos deixá-lo”, diz.

Com duração de oito meses, o curso, que ocorreu no Centro de Treinamentos da Epagri de Araranguá (Cetrar), foca na produção, organização e protagonismo, qualificando os jovens para a agricultura competitiva e fortalecida. “Morro da Fumaça sempre foi muito forte na agricultura devido às nossas famílias do campo que são dedicadas e realizam um trabalho exemplar. O interesse dos jovens pelo conhecimento é mais um passo para mantermos a nossa agricultura forte, por isso apoiamos iniciativas como esta”, destaca o prefeito Noi Coral.

Quem tiver interesse pode tirar dúvidas na Diretoria de Agricultura, no Centro Comercial San Valentin, na Rua Inocente Pagnan, no Centro de Morro da Fumaça ou entrar em contato pelo telefone 3434-2356. “Estes jovens estão de parabéns por demonstrar interesse e buscar a ampliação do conhecimento. Por outro, buscamos estar sempre próximo aos agricultores, os apoiando e os incentivando. Exemplo disso é a ampliação de produtos para a compra da merenda escolar em 100%, entre outras ações”, fala o vice-prefeito Eduardo Guollo.

Fonte: EPAGRI/SC
 

Incentivando a Inovao & Maximizando a Produtividade