AÇÕES DO PROJETO D. HELDER CÂMARA AVANÇAM EM PERNAMBUCO

07/09/2018

Equipe da Anater realiza visita técnica para avaliar a execução das ações previstas no projeto, realizadas em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco

No final de 2017, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) iniciou as ações do eixo assistência técnica e extensão rural (Ater) do Projeto D. Helder Câmara que, até 2.020, irá beneficiar cerca de 60 mil agricultores familiares de 802 municípios dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe (Nordeste), Minas Gerais e Espírito Santo (Sudeste).

Realizado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e seus parceiros, em sua essência, o D. Helder Câmara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no Semiárido, embasado no conceito de convivência, e articulado às dimensões sociopolíticas, ambientais, culturais, econômicas e tecnológicas, e por processos participativos de planejamento, gestão e controle social.

O Presidente, Valmisoney Moreira Jardim, explica que Anater é parceira da Sead na execução do projeto e coordena as ações de Ater, que são realizadas em parceria com entidades públicas e privadas prestadoras de Ater. “Os técnicos das entidades parcerias estão passando por curso de formação continuada e a equipe técnica da Anater está acompanhando a evolução dos planos de trabalho em cada estado, garantindo a efetividade das ações propostas pela Anater, que tem um viés no desenvolvimento comunitário, visando gerar conhecimento dentro da própria comunidade”, avalia.

Reunião de avaliação

No dia 24 de julho, o diretor de Administração da Anater, Ricardo Demicheli, e a coordenadora do projeto D. Helder Câmara no âmbito da Anater, Keylly Mateus Noronha, visitaram o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Recife/PE, para avaliar a evolução das ações do projeto no estado pernambucano.

Participaram da reunião a presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-PE), Nedja Maria Sete de Moura, o delegado federal do Desenvolvimento Agrário em Pernambuco e diretor da Unidade Gestora do Projeto D. Helder Câmara II, Rodrigo Almeida; o ex-presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER), Gabriel Alves Maciel; o gerente do IPA, Maviael Fonseca e Kaysa Almeida, coordenadora/IPA.

Ricardo Demicheli explica que Pernambuco é o estado com o maior número de famílias beneficiárias nesta segunda etapa do projeto e também possui a parcela mais significativa de recursos do projeto, com investimento de R$ 35.713.821,88, e foi o primeiro a receber a visita técnica para avaliar o andamento das ações. “Ao longo de três anos, 5.640 famílias de agricultores de 58 municípios que integram o semiárido pernambucano (Agreste e Sertão) receberão assistência técnica e extensão rural continuada e de qualidade, contribuindo, sobremaneira, para melhorar a produtividade e a rentabilidade da atividade agropecuária na região”.

Segundo Demicheli, o projeto priorizou os territórios produtivos de maior especialidade e com potencialidades estratégicas do estado, com produção de feijão, fruticultura, raízes e tubérculos, bacia leiteira, caprino e ovinocultura.

Durante a reunião, a equipe da Anater orientou à equipe técnica do IPA sobre a importância de manter a atualização dos dados sobre a execução das atividades desenvolvidas no Sistema de Gestão da Anater (SGA), para um monitoramento eficaz do projeto e regularização do cronograma de desembolso, que é realizado conforme a comprovação do cumprimento das metas.

Como encaminhamento, a presidente do IPA, Nedja Maria Sete de Moura, firmou o compromisso de acompanhar a execução das metas e o lançamento das informações no sistema, garantindo a efetividade do projeto no estado pernambucano.


Jerúsia Arruda
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (61) 2020-0905 / 99241-3607 - ascom@anater.org
Facebook: www.facebook.com/anater.org
Twitter: https://twitter.com/Anaterorg
Instagram: www.instagram.com/anaterorg

 

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade