Cooperativas do Norte do Estado aderem ao Mais Gestão

21/06/2018

As cooperativas Cooperban, de Massaranduba, Cooper Rio Novo, de Corupá, e Coopemfran, de São Francisco do Sul, são três das 39 organizações catarinenses que aderiram ao Programa Mais Gestão. A iniciativa, criada pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), prevê atendimento gerencial voltado para qualificação da gestão de empreendimentos da agricultura familiar com foco no mercado.

Por meio da Epagri de Joinville, e em conjunto com os técnicos de cada município, o programa vai atuar na melhoria nas áreas de gestão, mercado e produção para qualificar as cooperativas no acesso às variadas alternativas de mercado. “Iniciamos com a mobilização e a adesão das cooperativas ao programa. O próximo passo é executar as metas propostas e construir com as cooperativas seus projetos de gestão”, explica Henrique Rett, extensionista da Epagri de Joinville.

As cooperativas de Corupá e Massaranduba trabalham com produção e distribuição de banana. Em São Francisco do Sul, a Coopemfran explora produção e transformação de hortaliças, pescados e embutidos. “Esse programa nos ajuda a identificar quais áreas da gestão podemos melhorar para atender de forma eficaz nossos mercados”, diz o presidente da Coopemfran, Fabricio Hilgenberg.

O Programa Mais Gestão é uma estratégia da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) baseado em princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de ATER (Pnater). A metodologia inclui diagnóstico, elaboração participativa de plano de gestão, prospecção de mercado, atendimentos individuais e coletivos e avaliação dos resultados.

Fonte: Epagri/SC

 

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade