Extensionistas da Emater-MG participam de curso de formação

19/06/2018

Realizado pela Anater, em parceria com a Sead e Emater-MG, o objetivo é preparar os técnicos para atuar no programa de fortalecimento da Ater nos perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba

No período de 18 a 22 de junho, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) promove curso de formação para os extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) que irão atuar no programa de fortalecimento da Ater nos perímetros irrigados do Jaíba e Gorutuba. O curso está sendo realizado em Nova Porteirinha/MG.

Lançado no dia 08 de junho, o projeto tem como objetivo implementar ações que promovam a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, contribuindo para o enfrentamento da situação de vulnerabilidade econômica e social nos dois perímetros.

Para execução do projeto serão investidos R$ 2.487.659,00, recursos do Governo Federal, repassados à Anater através da Sead, integrando 800 agricultores familiares, sendo 600 no Perímetro Irrigado do Jaíba e 200 no Perímetro Irrigado do Gorutuba, que receberão acompanhamento técnico, no período de junho de 2018 a dezembro de 2020.

Os agricultores familiares serão beneficiados com ações que vão assegurar oportunidades de integração econômica e social por meio da Ater, apoio à capacitação tecnológica e gerencial em bases sustentáveis, extrativismo e organização comunitária, com vistas a promover novas alternativas de mercado e agregação de valor à produção.

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, que durante muito tempo trabalhou como gerente da Emater, em Janaúba, destaca a importância da iniciativa para a manutenção do serviço de assistência técnica nos dois perímetros.

“Tenho acompanhado, desde sempre, os dois projetos, que são tão importantes para a economia sustentável do Norte de Minas e, diante das dificuldades ora enfrentadas, essa parceria vai garantir que o serviço de assistência técnica não sofra uma descontinuidade. Ao contrário, a tendência é que o número de famílias assistidas seja ampliado”, destaca.

O secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Jefferson Coriteac, destaca que o projeto é uma retomada da assistência técnica aos agricultores familiares desses dois importantes projetos. “O crescimento do país passa pela agricultura familiar e, comprovadamente, quando o agricultor recebe assistência técnica, ele aumenta até quatro vezes sua produção. A parceria da Sead com a Anater está possibilitando beneficiar os agricultores familiares dos dois perímetros, contribuindo para potencializar ainda mais a produção dos projetos, cuja qualidade já se destaca, inclusive, no mercado internacional. Ressalto, ainda, que não podemos esquecer que a agricultura familiar alimenta o país”.

Para o presidente da Emater-MG e vice-presidente da Asbraer, Glenio Martins de Lima Mariano, “a parceria entre Anater e Emater-MG para o trabalho no Jaíba e Gorutuba beneficia regiões com produção irrigada que geram muitos empregos, promovem desenvolvimento local e servem de modelo, especialmente para fruticultura, em todo Estado de Minas Gerais. Esse projeto exige assistência técnica muito especializada, com grandes equipes, e esta parceria nos permite manter este trabalho”, avalia o presidente.


Jerúsia Arruda
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (61) 2020-0905 / 99241-3607 - ascom@anater.org
Facebook: www.facebook.com/anater.org
Twitter: https://twitter.com/Anaterorg
Instagram: www.instagram.com/anaterorg

 

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade