ASCAR COMEMORA 63 ANOS DE EXTENSÃO RURAL E SOCIAL NO RS

06/06/2018

Comemorando os 63 anos da Ascar, fundada em 2 de junho de 1955, e antecipando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado amanhã, terça-feira (05/06), foi realizado na tarde desta segunda-feira (04/06) o Dia de Campo de Metodologia da Extensão Rural, no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. Hortas em pequenos espaços, Compostagem, Aproveitamento Integral de Alimentos e Separação de Lixo foram algumas das estações oferecidas aos participantes, entre eles os secretários estaduais da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Odacir Klein, e de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcisio Minetto, além do presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Edegar Pretto.

A atividade foi acompanhada ainda pelo presidente e diretores técnico e administrativa da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi, Lino Moura e Silvana Dalmás, além de diretores da SDR, gerentes estaduais e empregados da Emater/RS-Ascar, do delegado federal da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), Márcio Madalena, e representantes de órgãos e entidades parceiras, como Fepam.

O Dia de Campo serviu também para lançar campanhas permanentes na Emater/RS-Ascar de recolhimento de resíduos eletrônicos, doados à Cooperativa Paulo Freire, da capital gaúcha, e de um Posto de Coleta de lacres de alumínio e de tampinhas plásticas, doados igualmente a instituições de caridade, para compra, por exemplo, de cadeiras de roda e de bengalas para a Associação de Cegos do RS.

Para o secretário Minetto, o Dia de Campo é uma forma didática de fazer na própria Instituição uma atividade que agrega destacar e incentivar a importância da reciclagem, do reaproveitamento e da separação dos resíduos. “Todos queremos um ambiente saudável, tanto no espaço urbano como no rural, não jogando fora alimentos que podem ser reaproveitados e ao mesmo tempo nutrindo as pessoas”, analisou. Para ele, comemorar os 63 anos da Ascar é uma forma de refletir sobre hábitos e atitudes que possam melhorar ainda mais as condições de vida da população.

“Estamos pensando e projetando a Emater para os próximos 100 anos”, destaca o presidente Iberê de Mesquita Orsi, ao conclamar a todos os empregados para o compromisso de manter a Missão da Instituição, que é a de Promover o Desenvolvimento Rural Sustentável do RS nos pilares que a Emater/RS-Ascar mantêm há 63 anos, que são o social, o econômico e o ambiental.

Após entoar o “Parabéns pra você”, os empregados da Ascar, que é referência no Brasil na prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), acompanharam a palestra “Mude você, mude o mundo, uma reflexão filosófica”, que encerrou as atividades do dia.

Fonte: EMATER-ASCAR/RS

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade