Anater participa com o Mapa da 58ª Assembleia da Asbraer

20/11/2020

Programa Produzir Brasil e Ater Digital foram temas abordados pela Anater

 A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participaram da 58ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), realizada nesta quinta-feira (19). Sob condução do presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, foram abordados temas sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no cenário público. 

 O diretor técnico Anater, Wesley Passaglia, abriu a primeira temática “Projetos e Perspectivas para Ater pública em 2021”. Passaglia explicou sobre o Programa Produzir Brasil iniciado no Centro-Oeste e com previsão de expansão para atender assentamentos nas demais regiões brasileiras. “A Ater pública é uma prioridade e terá ainda mais resultado ao realizarmos a ação casada após as famílias de agricultores assentados receberem o título de posse. É uma premissa nossa dar prioridade aos projetos para empresas públicas de Ater permitirem a independência financeira no campo”.

 Já o presidente da Agência, Ademar Silva, fez um balanço dos projetos executados neste ano, mostrando a eficiência das instituições estaduais de Ater. “Dou os parabéns pelo esforço das associadas, de cada Emater do Brasil. Fazendo uma rápida prestação de contas, apesar de todas as dificuldades em 2020, a Anater com as Emateres executou R$ 26 milhões. Isso é uma conquista e o sucesso do trabalho de vocês”, destacou. 

 Todas as políticas públicas de agricultura estão concentradas no Mapa e são executadas pelas vinculadas. O secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa (SAF/Mapa), Fernando Schwanke, lembrou que as instituições públicas de Ater poderão contar com a pasta para expandir os trabalhos. “Nós conhecemos a força política que as Emateres têm e isso vai ser essencial para a aprovação do orçamento no final do ano. Tudo que pudermos fazer para ajudar, nós faremos”.

 Outros temas discutidos na assembleia foram o programa Ater Digital, onde a coordenadora do programa no Mapa, Sílvia Onoyama, tirou as dúvidas das associadas e, o Crédito Fundiário, onde o Márcio Ribeiro da Silva, chefe de divisão da Coordenação Geral de Crédito Fundiário do Mapa, falou sobre a perspectiva para 2021.

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade