Emater instala unidade demonstrativa de Apicultura no Pará

21/09/2020

A parceria com a Anater está possibilitando a instalação de unidades de referência tecnológicas de diferentes cadeias produtivas em todo o estado paraense

Agricultores familiares do Pará têm mais uma unidade de referência tecnológica (URT) para fortalecer a atividade produtiva do estado. A Emater-Pará implantou uma URT de Apicultura na propriedade do agricultor Benedito Sousa Batista, a 18 km do município de Itaituba, região conhecida como Norte Sul, que integra várias comunidades e possui potencial para fruticultura. 

A iniciativa faz parte do Projeto Piloto da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que é realizado em parceria com a Emater, integrando 1000 famílias de produtores paraenses. O projeto está possibilitando a instalação de unidades de referência tecnológicas de diferentes cadeias produtivas em todo o estado paraense.

Segundo a técnica em Agropecuária da Emater, Mônica Sousa Rodrigues Escalona, o objetivo da URT é despertar o interesse dos agricultores para uma nova atividade que é pouco desenvolvida na região. “Grande parte do mel que abastece o mercado local vem de outros estados e a apicultura é uma atividade de baixo investimento financeiro e bastante lucrativa, pode envolver toda a família e não exige dedicação exclusiva. Além disso, é uma atividade sustentável por natureza e não compromete o meio ambiente”, explica. 

Para a implantação da URT, produtores foram capacitados para fazer parte da disseminação das técnicas. “Será um trabalho em cadeia, uma vez que ainda encontramos resistências, principalmente pela falta de informação”, completa a técnica. 

A URT terá um acompanhamento técnico da Emater em todas as fases da produção, e a meta é multiplicar a quantidades de enxames e explorar a cadeia produtiva do mel. “É gratificante observar que a semente do conhecimento foi plantada e regada, e os agricultores envolvidos ficaram satisfeitos com o resultado e com o aprendizado. Eu sou filha de apicultor e conheço de perto como a apicultura é apaixonante” conclui Mônica Rodrigues.   

Projeto Piloto
O Projeto Piloto foi a primeira ação da Anater junto aos produtores rurais, com a proposta principal de ampliar o acesso das famílias a uma Ater qualificada. A diversidade e especificidade de cada região estão contribuindo sobremaneira para aprimorar a proposta da Anater, de forma que todo o país possa ser assistido com a mesma eficácia nos resultados.

As ações previstas no projeto são realizadas em parceria com as entidades públicas prestadoras de Ater (as Emateres), no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins, beneficiando 11.100 famílias de agricultores.

Jerúsia Arruda
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Anater
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (61) 3521-5801 - ascom@anater.org
Facebook: www.facebook.com/anater.org
Twitter: https://twitter.com/Anaterorg
Instagram: www.instagram.com/anaterorg

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade