Projetos da Anater fortalecem a agricultura familiar em Goiás

03/09/2020

Ações beneficiam produtores rurais, associações e cooperativas com assistência técnica e gerencial

Desde 2017, a Agência Nacional de Assistência Técnica Extensão Rural (Anater) está levando assistência técnica para agricultores familiares do estado de Goiás, através do Projeto Piloto e do Programa Ater Mais Gestão. 

O Projeto Piloto é realizado em parceria com a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) e integra 500 famílias de agricultores de 46 comunidades rurais, em 42 municípios goianos.

Já o Programa Ater Mais Gestão é realizado no estado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Humano, Social e Ambiental (Instituto Desenvolver), integrando 22 empreendimentos da agricultura familiar, entre cooperativas e associações, beneficiando cerca de 2.000 famílias.

Os projetos são viabilizados por recursos do Governo Federal, repassados à Anater através de um contrato de gestão com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “A diversidade produtiva e a assistência técnica qualificada estão contribuindo para fortalecer ainda mais a atividade agropecuária do estado goiano”, avalia Wesley Passaglia, diretor técnico da Anater.

Coordenadora do Projeto Piloto no âmbito da Emater Goiás, Ellen Maria Pacheco Alves explica que as ações do projeto estão distribuídas nas 12 regiões administrativas da empresa. “Cada região trabalha com as atividades mais relevantes para o seu território”, completa.

Segundo a coordenadora, a parceria com a Anater foi balizada na metodologia da Rede de Inovação Rural da Emater, que preconiza um assessoramento técnico programado e continuado, agregando o conhecimento à proatividade da comunidade rural, promovendo o aumento de renda e da qualidade de vida do agricultor e de sua família. “Esta parceria possibilitou o aumento do número de famílias atendidas, ampliando nossa capacidade de atuação. Além disso, para executar as ações, os extensionistas da Emater envolvidos passaram por cursos de formação, possibilitando levar ao homem do campo um serviço de Ater ainda mais qualificado”, ressalta.

Ater Mais Gestão
O Programa Ater Mais Gestão oferece assistência técnica específica para organizações da agricultura familiar, baseado em ferramentas de apoio à tomada de decisão, visando o aprimoramento das diferentes áreas funcionais das organizações: governança, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial, gestão de projetos produtivos e gestão socioambiental.

O presidente do Instituto Desenvolver, Claudivan Alves Neto, explica que as ações do projeto estão possibilitando o resgate de muitas associações e cooperativas que já estavam planejando encerrar suas atividades. “Para muitos empreendimentos que integram o programa é a primeira vez que recebem um apoio dessa natureza. Através do Instituto, eles recebem assessoria técnica e gerencial nas áreas de marketing e gestão financeira, qualificação do quadro de diretores, elaboração de projetos para a captação de recursos e outras atividades, conforme a demanda e a necessidade de cada empreendimento”. 

Segundo o presidente, a parceria do Instituto Desenvolver com a Anater tem sido profícua. “Esse trabalho também tem permitido a criação de novas parcerias estratégicas com órgãos governamentais e entidades da sociedade civil na construção de uma estratégia de médio e longo prazo, para a continuidade das atividades do programa”, completa.
 

Jerúsia Arruda
Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - Anater
Assessoria de Comunicação Social
Foto: Emater Goiás
Contatos: (61) 3521-5801 - ascom@anater.org
Facebook: www.facebook.com/anater.org
Twitter: https://twitter.com/Anaterorg
Instagram: www.instagram.com/anaterorg

Incentivando a Inovação & Maximizando a Produtividade